sexta-feira, 22 de setembro de 2017

MAMI, Exercício 5 - Lançamento



      Desenvolvi uma aplicação que simula o lançamento oblíquo. Para isso foi necessário atribuir a movimentação de um MRU(Movimento Retilíneo Uniforme) ao eixo X da Elipse e a movimentação de um MRUV(Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) ao eixo Y, onde pede força da aceleração ao subir e volta a ganhar ao descer; fiz isso fazendo com que na subida a bola sofresse o movimento retardado onde a aceleração diminui e isso tem impacto na velocidade, fazendo com que em algum momento ela pare de subir. Sempre que a bola tocar ao chão, sua aceleração e consequentemente velocidade irão diminuir, fazendo com que o próximo movimento que da impressão de "quicar" seja menor, mais lento e mais fraco tanto para o eixo X quando para o eixo Y.
      Para ser realizada a reprodução do quicar, foram necessárias variáveis auxiliares de aceleração e de tempo, pois o tempo precisava ser reiniciado ou zerado a cada vez que a bola quicava e o auxiliar da aceleração receber a aceleração dividida após o contato com o chão .
      Utilizei a função lancamento() que recebe como parâmetro a velocidade X(horizontal), velocidade Y (vertical), aceleração, tempo, e o tempo relativo ao quicar. Um vetor auxiliar com 2 casas receberá na primeira casa a marcação do espaço X e na segunda casa a do espaço Y em pixels( sendo esse subtraindo o valor do tamanho da tela menos o raio da bola), quando chamado, essa função ira retornar os pixels X e Y na tela, como podem ver abaixo. 
     
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário