sábado, 2 de setembro de 2017

MAMI, Exercício 3 - Blocos


Desenvolvi uma aplicação que gera quadros com a função bloco, da qual dentro dela há também o uso da função circulo que gera elipses com cores e tamanhos dentro de um limite randômico. 

As funções foram iniciadas em sala e inspirada em uma obra de Kandinsky mas o código foi aperfeiçoado em casa, mudando apenas a implementação dos valores de inicio para uma opção de mudar a quantidade de blocos com quadros de círculos através de um slider. No código, o valor apresentado no "slide bar " será a quantidade de linhas e colunas que serão apresentadas na tela, onde 1 linha e 1 coluna é 1 bloco e 5 linhas 5 colunas são 25 blocos, ou seja , uma lógica idêntica a de uma matriz .

A biblioteca "ControlP5" precisa ser baixada para usar sua importação, na qual pode ser feita manualmente ou de forma simples, baixando a biblioteca pelo próprio Processing, na opção "adicionar modo " e procurando o "ControlP5" na seção "Libraries".

Vale ressaltar que quado você coloca uma certa quantidade para visualizar e quer diminuir, é essencial a presença da função background() no draw()  para que a visualização anterior não atrapalhe as posteriores, pois como o Processing sempre sobrepõe a imagem anterior e nunca apaga, usar o background() faz que cubra os blocos que não estão sendo usados dando uma impressão de que o item foi apagado.

Para que os círculos não ficassem piscando e mudando de cor a cada frame do loop do draw, criei variáveis para checar e cancelar a mudança de cor de forma desordenada, mesmo que o padrão de cores seja randômico. 

Exemplo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário